Eventos Culturais

O Centro Cultural Villa Riso, desde sua criação, é um espaço aberto aos eventos culturais de diversas naturezas que incentivam e divulgam a cultura brasileira.

A Villa Riso Produções Culturais contabiliza quatro anos de sucesso em empreendimentos nas áreas de criação, produção, promoção e divulgação de eventos tanto no campo da música, como da pesquisa, da culinária e do mercado editorial No nosso histórico um breve curriculum dos eventos mais importantes.

E-mail para parcerias em projetos culturais:


2001


· Agosto
Raul Gimenez e Andres Maspero em recital beneficente
· Setembro
Pianista Andres Roig
. Outubro
Recital para Vencedor do Concurso De Teatro Municipal de Niterói “Franz Liszt”

2000


. Outubro
Concurso Nacional de Piano Johann Sebastian Bach
A Associação Educacional sem fins lucrativos Elan Vital apresenta Maharaji e o Conhecimento


1999


· Maio
Concerto com Orquestra do Pianista Eduardo Boechat.
Na Escola de Música da UFRJ, o concerto contou com o apoio na divulgação do
Centro Cultural Villa Riso. Exposição das artistas plásticas: Mariana Machado e Rosaly Galera. Vernissage da Artista Plástica Francis Pontes de Miranda com recital de poesia do ator Paulo Cesar Feital.

· Junho
Recital do pianista Nelson Freire no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Recital de Formatura do Pianista Leandro Oliveira, artista residente do Centro Cultural Villa Riso. No Programa obras de Santoro, Beethoven, Chopin e Prokofieff. Projeto AMBA e Instituto Arapoty convidam para o encontro “Tradições da Terra” com integrantes das tribos indígenas Krenak, Guarani, Kariri, Pataxó e Maxinawa com danças, conversa ao pé do fogo, artesanato e palestra com Kaka Wera – jecupe Exposição da Artista Plástica Francis Pontes de Miranda. Vernissage da Artista Plástica Viviane Villa Lobos.
· Outubro
Semana da Itália com abertura da Exposição “Os Arlequins” da artista Laura Lodigiani no Museu do Ingá. Teatro com jantar na Villa Riso. Estreia da peça “Pepita, histórias com tortillas” com Pepita Rodrigues que volta ao palco com esta peça que estreou em Setembro na Florida com muito sucesso de público e de crítica. Recital da pianista Gisela Herb em benefício da SOS Kinderdorf Internacional.
· Novembro
Recital da pianista Carol Murta Ribeiro em benefício das obras da Igrejinha de São Conrado. A Villa Riso apoiando o Concurso Nacional Frederic Chopin, realizado em Niterói ofereceu como prêmio ao 1º e 2º colocados um concerto na Villa Riso com um cachê de R$ 500,00 reais para cada concorrente.

1998


Congado Celebration Márcio Montarroyos
Este CD realiza o improvável: o fino da música instrumental, de jazz, e a pesquisa “de campo” das manifestações folclóricas brasileiras, mais notadamente, do interior de Minas Gerais. O prestigiado trompetista Márcio Montarroyos faz, após algum tempo sem o lançamento de obras solo, uma reéntre de alto estilo: um CD de qualidade internacional, com fantástica tomada de som, uma grande “cozinha”, com músicos dos mais prestigiados no cenário musical nacional, e um design gráfico arrojado. Tudo isto e mais a preocupação estética elaborada deste grande artista, faz com que o CD soe original suficiente para ser apreciado.

1997


- Carlos Gomes – O Guarani por Silvio Barbato
Esta produção Villa Riso patrocinada pela Fundação Banco do Brasil em parceria com a Fundação José Bonifácio e o Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, visa editar a versão crítica da ópera “O Guarani” do compositor brasileiro Carlos Gomes. Esta edição tem uma importância fundamental para o resgate da memória brasileira: a partitura, após inúmeras publicações, perdeu partes do original, além de detalhes na estruturação. O maestro Silvio Barbato debruçou-se sobre a obra e realizou uma completa re-edição, fazendo com que a ópera assuma uma visão e abordagem totalmente nova: um profundo trabalho musicológico que mereceu o apoio integral da Villa Riso.

1996


- IBM – Villa Riso Concertos Internacionais
No agitado calendário musical do Rio de Janeiro em 1996, uma série se destacou pela elegância, qualidade e conforto proporcionado ao público de concerto: a série Concertos Villa Riso, patrocinada pela IBM. Recebeu pelo seu concerto de estreia o título de Concerto do Ano por diversas publicações especializadas.
Na verdade, a série se destacou por duas razões: o elevado nível artístico dos executantes, a acústica redonda, a tranquilidade e a segurança proporcionada pela Villa Riso. No intervalo dos concertos, todos eram convidados a degustar um bom vinho, oferecido pela Villa Riso; após os concertos, existia a opção de ficar para um simpático jantar, ao lado dos artistas.
A Série compôs-se de quatro concertos. O primeiro com Pavel Gililov e Boris Pergamenschikov, Piano e Violoncelo, artistas premiados e com uma agitada carreira internacional. No segundo concerto, o expressivo e elegante tenor Alan Bennett, acompanhado ao piano de Leonard Hokanson, um virtuoso de mão cheia, realizaram o raro ciclo Die Schöne Müllerin, D.795 de Schubert.
O terceiro programa ficou a cargo de Boris Berman, pianista e professor formado pela famosa escola russa de piano, com um programa de arrancar o fôlego da plateia. E, por último, tendo como solista a bela pianista Paula da Matta, e como regente convidado Pedro Boéssio, uma Orquestra criada especialmente para a série, fechou com chave de ouro a bem sucedida série internacional.

Brazil a cook’s tour by Cristopher Idone
Cristopher Idone é o autor de premiados e best-selling livros sobre culinária e entretenimento tais quais: Glorious food, Glourios American Food, Cooking Caribe, Lemons and Aples. Seus artigos tem aparecido nas maiores e mais importantes publicações incluindo Harper’s Bazaar, Elle, HG, The New York Times Magazine, entre outras. Brazil a cook’s tour, foi seu sétimo livro.
Nele o leitor caminha através de uma extraordinária viagem gastronômica, expondo as diversas manifestações culinárias e os variados estilos de vida que estão por trás destas. Começando em São Paulo, indo para Rio de Janeiro, Bahia, Amazônia e Minas Gerais, Cristopher explora as feiras live, os mercados locais, as casas de alimentação, os restaurantes de diversas áreas com suas diferentes influências culinárias. Tudo ilustrado com mais de 125 fotografias dos autênticos pratos nacionais como a feijoada, o tutu à mineira, picadinho, diversos doces e sobremesas, assim como triunfos da moderna culinária brasileira.
Detalhadas receitas facilitam as reproduções dos pratos, mesmo na cozinha norte-americana: o livro é acrescido de um extenso guia para que se possa saber onde obter os ingredientes da nossa deliciosa culinária. Seria, no entanto, ingênuo chamar este livro de um “livro de receitas”: as receitas e as fotografias, dos pratos e do país, são intercaladas pelo diário de viagem de Cristopher, fantásticas descrições, como quando ele descreve uma tradicional “feijoada” muito mais que o prato, o evento social; ou quando descreve as feiras e o revéillon no Rio de Janeiro…
Além disso, Cristopher investiga frutas típicas, desconhecidas no resto do mundo, prova os pratos vendidos na rua, e visita os grandes polos turísticos nacionais. De estilo vibrante, luxuosa edição e fotografia, e receitas escritas por alguém que realmente entende e gosta do que faz, este livro é um presente àqueles que viajam, e para todos que se interessam por conhecer esta parte da rica e diversificada cultura brasileira.
Produção da Edição Brasileira: Villa Riso.




Horário de Funcionamento

Segunda a Sábado

de 10:00 às 18:00 hs

Menu Title